top of page

Banco terá que indenizar em R$ 5 mil reais por cobranças à pessoa que não era devedora

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 9 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 5 de dez. de 2022

Inicialmente, cabe frisar que um homem moveu uma ação de indenização por danos morais em face do Banco Itaú, devido à práticas abusivas realizadas pela instituição financeira, tendo em vista que a mesma fez diversas ligações telefônicas e enviou mensagens de texto cobrando uma suposta dívida do autor, mesmo com o homem tendo aduzido que não era o devedor e tampouco conhecia tal pessoa.

ree

De acordo com o causídico do demandante: “o homem vem sendo constantemente importunado pelo banco com várias ligações e mensagens de texto, dia e noite, alusivas à cobrança, inclusive com ameaças de apontamento da suposta dívida, desde meados de 2019”.


Cumpre asseverar que, embora o nome do requerente seja parecido com o nome do devedor, o autor esclareceu várias vezes para instituição financeira que não era a pessoa das cobranças, mas as ligações/mensagens não cessaram.


Cabe aduzir que o pleito de indenização por danos morais em face do Banco Itaú foi deferido em fevereiro de 2022 pela 11ª Vara Cível da Comarca de Goiânia/GO, por meio da juíza Luciana Monteiro Moral, que expôs: “os meios utilizados pelo banco devem ser considerados cumulativamente, de modo que o somatório das excessivas ligações telefônicas e mensagens de texto configuram prática abusiva”.


Ademais, a magistrada salientou que, mesmo a pessoa não possuindo relação direta com a instituição financeira, o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42, veda expressamente os excessos de cobranças de dívidas a consumidores que estão inadimplentes.

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page