top of page

Consumidoras que ficaram sete dias sem serviço de fornecimento de internet deverão ser indenizadas

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 29 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Em 17/02/2022, três mulheres, todas residentes na mesma casa, em Sobradinho II, no Distrito Federal, sofreram com interrupção total do serviço de telefone e internet da operadora Vivo Telefônica Brasil S/A, a qual são clientes.

Como o serviço não retornou logo, as mesmas agendaram junto à operadora visita técnica para averiguar o problema da rede, contudo o atendimento em questão não fora realizado.


ree

Após 07 (sete) dias sem o retorno dos serviços e sem que houvesse solução para o imbróglio, as consumidoras cancelaram o plano que possuíam com a Vivo, já que dependem do acesso à internet para trabalhar, uma vez que todas estão em homeoffice.


Sendo assim, as três consumidoras moveram ação indenizatória, requerendo reparação por danos morais e o ressarcimento com a compra de pacotes adicionais de internet.


Vale salientar que o 1º Juizado Especial Cível de Sobradinho prolatou sentença, onde condenou a demandada a efetuar o pagamento para cada autora de R$ 500,00 a título de danos morais e a ressarcir os gastos com a compra de pacote adicional.


Cabe aduzir que as consumidoras recorreram da sentença de 1º grau, a fim de que houvesse majoração no valor da condenação pelos danos morais.


Posteriormente, ao analisar o caso, a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal observou que a interrupção do fornecimento de internet durou sete dias, período em que as requerentes realizaram diversos contados com a operadora para solucionar o problema, ficando constatado que, segundo o colegiado, é clara a desídia e o desprezo da demandada.

Para o relator do recurso: “Diante dos problemas e da falta de solução, as recorrentes foram forçadas a resolver o contrato com a ré e migrar para outra operadora. Evidente, portanto, a desídia, e o desprezo da recorrida com a situação enfrentada pelas autoras, privando-as de serviço essencial ao trabalho em homeoffice por elas desempenhado”, registrou, explicando que, nas relações de consumo, “o que se indeniza a título de danos morais é o descaso, a desídia, a procrastinação da solução de um pedido do consumidor sem razão aparente por mais tempo do que seria razoável”


Dessa maneira, foi dado provimento ao recurso interposto pelas autoras, sendo reformada a sentença de 1º grau, majorando-se o valor da condenação a título de danos morais para R$ 1.500,00 a cada demandante.

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page