top of page

Fornecedora que fizer cobranças de dívidas prescritas deverá indenizar consumidores em danos morais

  • Foto do escritor: bozza design
    bozza design
  • 15 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Uma mulher residente de São Carlos/SP, Bianca Graciella Alonso dos Santos, recebeu, em 2022, por meio de ligações telefônicas, diversas cobranças das empresas Ativos S.A e Itapeva Recuperação de Créditos LTDA, e que, para regularização da credibilidade de seu nome no mercado, teria quitar as dívidas.

ree

Ao cadastrar-se no sítio eletrônico do SERASA, ainda em 2022, com o intuito de ter conhecimento das dívidas inscritas pelas empresas em face de seu nome, a mulher verificou que os débitos em questão estariam prescritos, tendo em vista que os mesmos foram lançados em 06/06/2008 e 25/03/2012 e teria ultrapassado o prazo de 05 (cinco) anos para cobrança das dívidas.


Sendo assim, a mulher resolveu mover ação declaratória de inexigibilidade e inexistência de débito c/c danos morais em desfavor das duas mencionadas empresas, alegando que as dívidas em questão estariam prescritas e não poderiam ser mais cobradas, seja por via judicial ou qualquer meio coercitivo, ressaltando que teve que suportar constrangimentos, pugnando pela reparação em danos extrapatrimoniais.


Vale salientar que a 1ª Vara Cível da Comarca de São Carlos/SP, através do juiz Milton Coutinho Gordo, julgou procedentes os pedidos da demandante, declarando inexigível o débito, condenando ainda as rés ao pagamento de danos morais no montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).


Na fundamentação da sentença, o magistrado entendeu que: “Diante da prescrição, não é lícito ao credor cobrar judicial ou extrajudicialmente a dívida”. No presente caso, fora aplicada a teoria do desvio produtivo, em que o consumidor deve ser ressarcido quando perde tempo e se afasta de sues afazeres.

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page