top of page

Companhia aérea deverá indenizar consumidores que ficaram muitas horas sem malas

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 15 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de mar. de 2023

Companhia aérea deverá indenizar consumidores que ficaram muitas horas sem malas após chegada ao destino de viagem

Em 2020, um casal de Ituporanga/SC resolveu viajar para Paris, capital da França, através de um voo junto à companhia aérea Air France.

Contudo, ao chegarem ao destino por volta das 12h no dia seguinte, os consumidores souberam que suas malas ficaram no Brasil.

ree

Vale salientar que, em razão da mulher estar grávida de 24 semanas e fazer uso de remédios controlados, além do homem ser portador de uma doença que necessita de medicação contínua, os mesmos tiveram muitos prejuízos, já que todos os medicamentos estavam nas malas extraviadas.


Cabe aduzir que, apenas um dia após, por volta das 21h40min, o casal recebeu as bagagens no hotel que estavam hospedados.


Sendo assim, os consumidores intentaram ação indenizatória por danos morais e materiais em face da Air France, com processo em trâmite na 1ª Vara da Comarca de Ituporanga/SC.


Em sede de contestação, a companhia aérea alegou que não houve nenhum tipo de dano, expondo que o atraso de um dia para entrega da bagem é mínimo, citando previsão da ANAC de restituição de bagem extraviada para voo internacional em até 21 dias.


Ao verificar o caso, o juiz de 1º grau entendeu que não houve dano material, porém condenou a Air France a pagar R$ 4.000,00 ao casal pelos danos morais perpetrados. Houve recurso dos consumidores.


Posteriormente, a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ao analisar o recurso de apelação interposto pelos demandantes, manteve o valor indenizatório dos danos morais, todavia, no tocante aos danos materiais, reformou a sentença acrescentando o ressarcimento da quantia referente às vestimentas que os consumidores adquiriram quando estavam sem a bagagem, a ser convertido para reais na data da compra.


Segundo o relator do recurso, o desembargador José Agenor de Aragão: “afigura-se indiscutível que a situação vivenciada pelos autores - extravio temporário de bagagem – ocasionou-lhes transtornos, nervosismo, angústia e aflição que transbordaram o mero dissabor."

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page