top of page

DIA DO CONSUMIDOR

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 15 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Objetivando defender e proteger os direitos dos consumidores o presidente americano John Kennedy instituiu em 1962 o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.


Muitos anos depois a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.


ree

No Brasil o dia do consumidor é comemorado no dia 15 de março, estando seus direitos protegidos pela Lei nº 8.078. Nesta lei encontramos entre outros temas direitos fundamentais aos consumidores tais como: o direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e o direito à ser ouvido.


O dia do Consumidor, apesar de ser uma data comercial, tem sua origem no Direito, constando na Constituição Federal preocupação expressa com a segurança do consumidor, tanto que no rol de garantias e direitos fundamentais consta que o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor.


Deste modo, com fundamento nos princípios constitucionais da defesa do consumidor, da igualdade nas relações de consumo, que dois anos após a constituição ser promulgada, o legislador criou o Código de Defesa do Consumidor, sancionado pela lei 8078/90.


O Código de Defesa do Consumidor assegura os princípios mais básicos como a proteção da vida, da saúde, da segurança, a educação para o consumo, o direito à informação clara, precisa e adequada, a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva por meio do equilíbrio das relações de consumo.


A ideia central desta data é celebrar o cumprimento dessas regras impostas, as quais visam proteger os consumidores nas relações negociais, uma vez que reconhece a vulnerabilidade do consumidor e estabelece a boa-fé como princípio basilar das relações de consumo.


 A data vem crescendo ano após ano, sendo vista como uma segunda Black Friday — e se tornou a semana do consumidor, já que os descontos e benefícios não limitam-se apenas a um dia.


No entanto, diante diante de tantas possibilidades, o consumidor deve ficar atento às ofertas e promoções, para que seus direitos sejam preservados, e não venham a cair em ciladas como publicidade enganosa, elevação de preços e vazamento de seus dados. 

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page