top of page

Empregado que ouvia piadas acerca de sua higiene será indenizado por danos morais

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 24 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Um homem residente na Grande São Paulo, que trabalhava para as empresas Motorola do Brasil, Banco Itaú e Atento Brasil S/A (operadora de telemarketing), sofria diversas humilhações no ambiente de trabalho acerca de sua higiene e aparência por parte de sua supervisora, através de piadas e questionamentos.


ree

Dessa maneira, o trabalhador moveu ação trabalhista em face das três empresas que laborava, em virtude dos constrangimentos sofridos durante o trabalho.


Segundo uma das testemunhas arroladas pelo reclamante, uma das frases que a superiora hierárquica dizia ao empregado era a seguinte: “Existe uma coisa chamada xampu, conhece?”.


De acordo com o depoimento de outra testemunha arrolada pelo autor da demanda: “ela também fechava o nariz nas costas dele de forma que os outros percebessem, mas ele não” e que expunha o empregado perante os outros funcionários, asseverando que ele não lavava o cabelo, porque teria seborreia e caspa.


Em sede de contestação, a primeira reclamada negou os fatos expostos na reclamatória trabalhista, contudo se limitou a afirmar que o empregado jamais havia se queixados das agressões sofridas na ouvidoria.


Vale salientar que, ao analisar o caso, o juiz de 1º grau condenou as empresas reclamadas a arcarem com indenização por danos morais no valor de cinco vezes o último salário recebido pelo reclamante, que fora de R$ 1.481,66, com correção monetária e juros, também tendo as reclamadas sido condenadas a arcarem com o pagamento de horas extras, adicional de periculosidade e reflexos.


Posteriormente, houve recurso ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, entretanto o tribunal ad quem manteve a sentença de 1º grau.


Importante esclarecer que, para o relator do recurso, o desembargador Wilson Ricardo Buquetti Pirotta, o trabalhador não tinha a obrigação de procurar os meios internos da empresa, como a ouvidoria, pois o dever de manter um ambiente de trabalho em que haja tratamento cordial, urbano e respeitoso é da própria empresa, não do funcionário. “Ademais, há de se ressaltar que num ambiente hostil como o acima relatado, é crível que o autor não formalizasse reclamação interna por temer represálias”, acrescentou.

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page