top of page

Empresa que obriga colaborador a cobrir tatuagem está sujeita a ter que repará-lo por danos morais

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 3 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 8 de ago. de 2022

No Distrito Federal, uma funcionária de uma empresa fora obrigada pelos seus empregadores a cobrir suas tatuagens de forma misógina e vexatória, razão pelo qual moveu uma ação trabalhista em face da mesma, pleiteando indenização por danos morais, que tramita na 4ª Vara do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10).

ree

De acordo com o processo, a empresa reclamada não permitia que seus funcionários exibissem as tatuagens no local de labor, e a reclamante aduziu que, por meio de ameaças, era obrigada a esconder suas tatuagens dos clientes com meia-calça ou adesivos.


Importante esclarecer que, no tocante aos funcionários do sexo masculino, os mesmos tinham a opção de utilizar calças para cobrir as tatuagens nas pernas.

Cabe aduzir que, ao analisar o caso, a magistrada, a juíza Katarina Brandão, entendeu que a prática da empresa fora misógina ao determinar tal exigência apenas para as mulheres, ressaltando que os meios de aplicação se deram de forma “vexatória e humilhante".

Vale salientar também que a magistrada entendeu que a reclamada falhou em seu dever de "coibir a prática de assédio moral e garantir que as mulheres sejam respeitadas", condenando a empresa ao pagamento de R$ 14.275,00 (catorze mil, duzentos e setenta e cinco reais), a título de danos morais.

Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page