top of page

Comunicação pelos aplicativos de mensagem fora do horário de trabalho pode gerar hora extra.

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 22 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de nov. de 2021

Não é segredo para ninguém que os aplicativos de mensagens são uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, o tem facilitado bastante nossas vidas tanto na esfera pessoal como na profissional, porém essas ferramentas devem ser utilizadas com cautela.

ree

A utilização dos aplicativos de mensagens no âmbito corporativo sem sido cada vez mais útil, facilitando a vida de todos, sejam eles empregadores, empregados e/ou clientes, porém quando se trata desse meio de comunicação é preciso ponderar o seu uso após o expediente ou até mesmo durante o horário de intervalo e descanso do empregado.


De acordo com alguns entendimentos a prática de cobrar metas e atividades pelos aplicativos de mensagens fora do expediente pode gerar horas extras ou até mesmo sobreaviso do empregador, essa caracterização pode ser tanto nas conversas particulares ou nas conversas através do grupo da empresa.


A título de informação, as comunicações através do e-mail, bem como de ligações telefônicas também se enquadram nessa possibilidade.


Vale esclarecer que tal prática só será considerada como horas extras ou sobreaviso se ficar comprovado que as mensagens eram rotineiras e que o empregado precisava responder de forma imediata, ou seja, de acordo com os entendimentos doutrinários apenas o simples envio de mensagem ou e-mail recebido sem a comprovação da obrigatoriedade em respondê-la não caracteriza horas extras.


Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page