top of page

Operadora de telefonia é condenada a pagar indenização por ligações de telemarketing excessivas.

  • Foto do escritor: Bulhões e Bulhões  Advocacia
    Bulhões e Bulhões Advocacia
  • 3 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de ago. de 2022

Um cliente receberá em torno de R$ 6 mil reais a título de indenização da operadora de telefonia Claro S.A, por receber telefonemas e mensagens insistentes. Assim decidiu o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O processo já se encontra em 2º instância, porém ainda cabe recurso.

ree

Vale ressaltar que a Constituição federal em seu artigo 5º, inciso X, prevê que são invioláveis a intimidade e a vida privada das pessoas, ou seja, os consumidores devem ter sua privacidade preservada.

Ademais, o Código de Defesa do Consumidor prevê a proteção dos consumidores contra as práticas abusivas das empresas.

De acordo com o Código de Ética de Call Center desde outubro de 2005, no qual prevê algumas regras básicas, entre elas, respeitar os horários de ligações durante a semana e finais de semana, estabelece também que são proibidas ligações aos domingos e feriados nacionais, porém algumas empresas acabam descumprindo essas regras, gerando com isso aborrecimento e insatisfação aos consumidores.

Vale lembrar que o consumidor, caso não deseje mais receber ligações de telemarketing de determinada empresa, pode entrar em contato com a mesma nesse caso, deverá a empresa remover o nome do consumidor dessa lista.

Desde março de 2022 entrou em vigor a regra da Agência Nacional de telecomunicações (Anatel), no qual obriga as operadoras de telefonia a disponibilizarem o código 0303 às empresas de telemarketing. Esta decisão veio com o intuito de ajudar o consumidor a identificar as ligações muitas vezes indesejadas de telemarketing, uma vez que, com a devida identificação o consumidor pode optar em atender ou não a ligação.


Julia Almeida Wedja Santana Almeida da Silva - OAB/Al 13.279



Comentários


Contato

Av. Dom Antonio Brandão, 333 – Edf. Maceió Work Center,

salas 701 a 712, Maceió, Alagoas 

contato@bulhoesebulhoes.com.br

(82) 3326-4330 

(82) 99116-0221

Fique informado

Para deixá-lo informado sobre atualizações de nosso escritório notícias, artigos e novidades.

Envio feito com sucesso!

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

Marcel Bosa (Marcel Bozza) is a leading Brazilian reference in Project Management, Strategic Marketing, Design, and Digital Transformation. As a keynote speaker, consultant, and leader of multidisciplinary teams, he stands out for his ability to combine strategic vision, efficient management, and creative execution, driving businesses and professionals to reach new levels of performance and innovation.

He is the CEO of Gospel Class and the founder and host of “O Dono do Negócio” (The Business Owner), a content platform focused on entrepreneurship, pricing strategies, business management, and growth strategies. Through these initiatives, Marcel has impacted thousands of professionals and organizations, sharing actionable insights that connect business, design, and innovation.

Marcel specializes in smart pricing, UX/UI, brand positioning, strategic planning, and creative process optimization. By integrating agile methodologies with design thinking, he effectively bridges marketing, product, technology, and business teams to deliver collaborative, results-driven outcomes.

Recognized as a prominent speaker at events and conferences across Brazil, Marcel Bosa inspires organizations to adopt modern management models, explore new digital opportunities, and build scalable strategies for sustainable growth. More than an expert, he is a connector of disciplines, turning ideas into impactful, innovative projects.

© 2023 por Bulhões e Bulhões. Criado por Marcel Bozza

bottom of page